quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Trabalhadores dos Correios rejeitam proposta e greve continua

Por Agência Pulsar

Os trabalhadores dos Correios rejeitaram o acordo formulado no Tribunal Superior do Trabalho pelo comando nacional dos grevistas e a empresa estatal. Com isso, a paralisação nacional em busca de melhores salários e condições de trabalho continua.

   Em assembleias realizadas nesta quarta-feira (5), a maioria dos sindicatos estaduais recusaram a proposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC), que previa 6,87% de reajuste retroativo e 80 reais de aumento salarial.

   A recomendação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios (Fentect) era de aprovação da proposta. No entanto, pelo menos 18 das 35 entidades filiadas à Federação teriam que aceitar a proposta da empresa para o encerramento da greve, que já dura 23 dias.

   Entre os pontos mais criticados pelas bases sindicais estão o desconto de seis dias da folha de pagamento e a compensação dos outros 15 em cargas horárias de trabalho nos finais de semana.

   Confirmada a negativa nas assembleias, a Fentect notificará os Correios e o TST sobre a decisão. Um relator para tentar resolver o conflito será designado pela Justiça do Trabalho, provavelmente na próxima segunda-feira (10).

   A categoria reivindica um reajuste salarial de 200 reais e a reposição da inflação em 7,16%. O piso salarial subiria de 807 para de mil 635 reais. A paralisação nacional envolve 70% dos cerca de 110 mil trabalhadores dos Correios. (pulsar/brasilatual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário