segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comunidade Dandara se mobiliza e avança na luta contra despejo

Por Agência Pulsar
Cerca de 900 moradores da comunidade Dandara marcharam 25 quilômetros até o Centro de Belo Horizonte para acompanhar o julgamento de uma ação civil pública. A audiência, que pedia pela manutenção da ocupação, teve resultados positivos.
   Apesar de não suspender a ordem de despejo anunciada pela 20ª Vara Civil da cidade, a Justiça recomendou ao poder municipal, com a participação do governo estadual, que realize a desapropriação da área em benefício das cerca de mil famílias que moram no local desde 2009.

   A comunidade Dandara está localizada na zona norte da capital mineira. Esta recomendação durante o julgamento, realizado na última quinta-feira (20), deu novas esperanças para a comunidade.

   Segundo Frei Gilvander Moreira, que apoia a resistência da ocupação Dandara, a decisão da Justiça foi importante, significando uma pressão política. Já em relação à situação da comunidade junto à Construtora Modelo, que alega ter comprado a área há 13 anos, houve retrocessos.

   De acordo com Moreira, a empresa afirmou que pretende construir apartamentos para famílias com renda superior a seis salários mínimos, o que inviabiliza a compra pelos moradores da comunidade Dandara. Para ele, este posicionamento da empresa é arrogante e ressalta os interesses mercadológicos em torno da área.


   O Frei conta que a comunidade Dandara está decidida a continuar lutando e que “não aceitará ser despejada para viver de forma humilhante”. A intenção é declarar a área como de interesse social para fins de moradia popular em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário