quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Governo federal pretende privatizar parques ecológicos

Por Vivian Fernandes, da Radioagência NP.

   O governo federal pretende privatizar os parques de preservação ambiental. O acordo de cooperação para realizar as Parcerias Público-Privadas (PPP) foi assinado nesta quinta-feira (20) pelas ministras do Planejamento, Miriam Belchior, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O projeto atende à determinação da presidenta Dilma Rousseff pela melhoria e modernização da gestão do governo, afirmaram as ministras.

   Estão no projeto-piloto de privatização os Parques Nacionais de Jericoacoara (CE), de Sete Cidades (PI) e da Serras das Confusões (PI). Outros parques que também poderão ser concedidos à iniciativa privada são os de Fernando de Noronha (PE), dos Lençóis Maranhenses (MA), de Itatiaia (RJ) e Chapada dos Guimarães (MT).

   A ideia é que as áreas possam aumentar o seu potencial de visitação e dupliquem o seu orçamento por hectare. O modelo de concessões já é praticado em alguns parques, como o do Iguaçu (PR).

   As pesquisas de viabilização dos projetos serão realizadas com recursos doados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governo federal pretende iniciar o processo licitatório no primeiro semestre do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário