segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Corte Suprema hondurenha absolve militares golpistas

Por Agência Pulsar
  A Corte Suprema de Justiça hondurenha absolveu de forma definitiva aos seis militares que expulsaram Manuel Zelaya durante o golpe de Estado de 2009. O ex-presidente de Honduras criticou a decisão.
   O plenário de 15 magistrados confirmou a absolvição da cúpula militar com uma maioria de 12 contra três votos. O grupo foi responsável por prender Zelaya em casa, retirando o ex-presidente hondurenho do país.

   Manuel Zelaya foi levado para Costa Rica durante o golpe de estado de 28 de junho de 2009. Os militares absolvidos formavam a Junta de Comandantes das Forças Armadas de Honduras. Atualmente, são oficiais reformados.

   Antes da decisão da Corte, o Ministério Público de Honduras acusou os militares de abuso de autoridade. A pena prevista seria de quatro e seis anos de prisão.

   A Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) de Honduras denunciou os magistrados da Corte Suprema que apoiaram os militares no golpe de Estado.

   O ex-presidente e atual líder da Frente, Manuel Zelaya, criticou a decisão de absolver os militares por meio de um comunicado. Ele manifestou que “os hondurenhos já sabiam da decisão nesse sentido”. Além disso, lamentou que a sentença “preteja os que deram o golpe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário