sexta-feira, 21 de junho de 2013

Chocando o Ovo da Serpente

Por Juzerley Santos
A frenética campanha da burguesia através da grande mídia e dos governos insuflando as pessoas contra presença de partidos e organizações sindicais e estudantis e suas bandeiras e faixas nas manifestações deu o resultado pretendido: agressões físicas aos militantes e ativistas e visibilidade política aos setores mais reacionários. O que vimos ontem foi a mobilização e a invasão de verdadeiros bandos fascistas a uma mobilização popular com o único intuito de hostilizar e agredir os militantes de partidos da esquerda socialista e de ativistas dos movimentos sociais e expulsá-los das manifestações.

Foi que ocorreu no Rio de Janeiro, onde após resistirem bravamente por mais de duas horas ao acossamento de neonazistas, pitboys de torcida organizada, marginais e policiais infiltrados os militantes do PSTU, PCB, PSOL, estudantes e sindicalistas independentes e até membros do PT, PCdoB e PSB viram sua coluna ser invadida e uma verdadeira batalha campal ser instalada.

Mas a escalada reacionária não se resumiu a ação destes bandos, o governo do estado do senhor Sérgio Cabral, com o aval político do prefeito Eduardo Paes, soltaram a focinheira das forças policiais e estas desataram violenta caçada repressiva contra todos os manifestantes, mesmo contra aqueles que já haviam se retirado dos locais de protestos.


Mas não foi só uma sanha indiscriminada contra quem protesta; alguns alvos foram bem seletivos. Destacamento de policiais e da tropa de choque perseguiram grupos de ativistas estudantis que tentavam se reagrupar depois dos ataques fascistas e cercaram centenas deles no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e até na Faculdade Nacional de Direito (FND), ambas, unidades da UFRJ. Quem sai destes prédios tentavam escapar de uma invasão policial era detido e lavado para delegacias da região. A evacuação só foi possível com a presença de parlamentares e de advogados ligados a OAB.

Até mesmo a emergência de um hospital público foi alvejada por dezenas de bombas de gás e balas de borracha para atingir pessoas que fugiam da caçada policial. Em outro local próximo ali, na Lapa a caçada continuava contra quem fugia dos confrontos ocorridos na praça da Cinelândia. Na sede do PCB, localizada no mesmo prédio da sede do PSTU, vários militantes ficaram apreensivos ao verem sua sede sitiada. E uma esquina próxima a sede do Sindsprev-RJ, que abrigava quase duzentos manifestantes e foi atacada com bombas de gás e sofreu ameaça de invasão. Nas proximidades pessoas eram reprimidas indiscriminadamente mesmo dentro de bares e restaurantes do bairro boêmio; e várias foram presas só por estarem nas ruas.

Para quem gosta ou conhece um pouco da história sabemos a que serve este tipo de cenário. Serve, e sempre serviu, para que através de seus bandos violentos, que atacam os setores progressistas e de luta para chocar ovo da serpente do nazi-fascismo. Que não fechemos os olhos para isso, e que estes setores progressistas e combativos denunciem e enfrentem com base na máxima unidade e determinação a estes bandos.

dirley@agencianota.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário