quarta-feira, 20 de julho de 2011

Série de reportagens para o rádio mostram que cidade é direito

Por Agência Pulsar. Foto IsadoraLins/CMI SP

A nova série de reportagens produzida pela Agência Pulsar mostra uma contradição. De um lado, a existência de leis que garantem o direito à moradia e a uma cidade inclusiva. Do outro, a realidade: boa parte da população não tem onde morar.

O direito à moradia deve ser garantido igualmente à todos os moradores das cidades, não importa renda, classe social ou raça. Há leis importantes que garantem um ordenamento justo do território urbano. No primeiro programa ouça sobre o Estatuto da Cidade e as dificuldades para que a lei saia efetivamente do papel.

A segunda reportagem trata da questão das remoções, uma realidade que tende a aumentar com a proximidade dos chamados mega-eventos – como a Copa e as Olimpíadas. Saiba porque a regularização fundiária é importante. E conheça mais uma contradição: em comunidades como a Vila Autódromo, na zona Oeste do Rio de Janeiro, as casas foram legalizadas, mas as ameaças de remoção nunca acabaram.

Para morar é preciso ter casa. Na terceira reportagem ouça que há muitos imóveis vazios no Brasil, o suficiente para que todos tivessem um lugar para morar. Também existem leis garantindo este direito. Apesar disso, ainda é preciso lutar para que todos possam ter onde morar.

Ouça, baixe e reproduza as reportagens da série “Reforma Urbana – por cidades mais justas”. É uma produção da Agência Pulsar. (pulsar)
Áudios disponíveis
Reportagem 1 - Todos tem direito a morar com dignidade
Reportagem 2 - Regularização fundiária e remoção
Reportagem 3 - Apesar das leis, é preciso lutar para ter moradia

Nenhum comentário:

Postar um comentário