sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dia pela Legalização da Maconha e Combate ao Câncer


   Em geral, o tratamento para pacientes com câncer é muito agressivo ao organismo humano, causando muitos efeitos colaterais. A quimioterapia causa fortes dores, enjoos, náuseas e perda de apetite. Nenhum remédio receitado legalmente no país vem obtendo um efeito satisfatório no alívio destes sintomas.

   Por outro lado, estudos científicos internacionais apontam para a eficiência do uso medicinal da maconha em muitos casos de câncer, minimizando as dores e as indisposições geradas pelo tratamento e estimulando a alimentação do paciente.

   A maconha já é regulamentada para fins terapêuticos em vários países, incluindo Uruguai, Israel, Canadá, República Checa e Estados Unidos. Além do câncer, médicos receitam a planta para o tratamento de diversas doenças, como glaucoma, esclerose múltipla e AIDS.


   Desde 2006, a lei brasileira prevê que o cultivo e consumo da maconha podem ser autorizados pelo governo federal, desde que exclusivamente para fins medicinais ou científicos. No entanto, a burocracia e a falta de vontade política até hoje impedem que este tipo de autorização especial seja concedido.

   O Ministério da Saúde instituiu o 27 de novembro como Dia Nacional de Combate ao Câncer. Para apontar a hipocrisia da proibição e a necessidade de uma política sobre drogas atenta às demandas da saúde pública, a Rede Nacional pela Legalização da Maconha realizará, na mesma data, o Dia Nacional pela Legalização da Maconha e Combate ao Câncer, com atividades em várias cidades do país.

   Evento do ato no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário