terça-feira, 25 de junho de 2013

Novos manifestantes e militantes da esquerda devem se unir

por Ademar Lourenço, de Brasília

Parte da militância tem se mostrado preocupadas com as manifestações. Elas falam que é uma massa manipulada pela mídia e que o conteúdo das manifestações é fascista. Inclusive essas pessoas dizem que essa mesma mídia prepara um golpe contra a presidente Dilma.

Quem está indo para as manifestações, em sua maioria, é gente que nunca participou de atividades políticas. Uma geração que foi criada por vinte anos na passividade. Alguém acha que iria sair uma massa de duas milhões de pessoas já conscientes, prontinhas para assumir as bandeiras progressistas?

A pessoa que canta "eu sou brasileiro com muito orgulho com muito amor" não é um reacionário manipulado pela mídia. É alguém que está começando uma longa caminhada para a tomada de consciência. Essa pessoa é nacionalista porque ela aprendeu que esse é o sentimento coletivo do povo. Ela defende a ética na política porque essa é a face do capitalismo que ela enxerga. Façamos que ela enxergue mais que isso. 

Não é ingenuidade. O governo não quer que a militância que já tem um acúmulo nas lutas se encontre com aqueles que estão “acordando” agora. De um lado a mídia põe os novos manifestantes contra a esquerda. De outro, os militantes governistas colocam a esquerda com medo da “massa manipulada pela mídia que quer um golpe da direita”. Isto pode dar um curto-circuito na nossa primavera. Não vamos deixar que aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário