sábado, 22 de junho de 2013

Dilma usa pronunciamento para fazer propaganda. Quanto às reivindicações das ruas, nada.

por Ademar Lourençode Brasília

Dilma fez seu esperado pronunciamento nesta sexta-feira, às 21 horas. Foi bem claro o alinhamento da presidenta com a mídia no sentido de acabar com as mobilizações. Falou muito sobre vândalos e vandalismo, mas atender as reivindicações da população, nada.

A presidenta se comprometeu a enviar ao congresso uma lei que destina os royalties do pré-sal para a Educação. Também disse que está trabalhando em um Plano Nacional de Mobilidade urbana, sem dar detalhes de que melhorias o tal plano vai trazer. E propagandeou a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil. Enfim, a mesma agenda de antes das mobilizações.

Sobre a tarifa zero no transporte, nada. Sobre a cura gay (que ela pode vetar se passar no Congresso), nada. Sobre o que os manifestantes exigiam nas ruas, nada. Alguns bordões sobre combate à corrupção, propagando do que o governo faz, e pronto. Sobre os gastos com a copa, explicações vazias.

Durante um tempo a presidenta falou como mera comentarista, dizendo que “as mobilizações são legítimas”. E aí? E as pautas do movimento, Dilma? Se o objetivo da chefe do Poder Executivo foi acalmar os ânimos e fazer com que as pessoas voltem para casa, o tiro saiu pela culatra. Pareceu mais uma provocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário