quinta-feira, 21 de junho de 2012

Solidariedade à Vila Autódromo

A tarde, ato no Centro do Rio
reuniu cerca de 80.000 ativistas
Por AsCom Cúpula dos Povos (Informe nº 53)

   O Dia de Ação Mundial da Cúpula dos Povos teve início na madrugada de ontem (20), com uma vigília na Vila Autódromo, na Baixada de Jacarepaguá. Pela manhã, mais militantes somaram-se à manifestação de solidariedade à comunidade ameaçada de remoção.

   Há 10 anos na Vila Autódromo, a líder cultural Jane Nascimento conta que os moradores estão sendo pressionados a desalojarem o lugar. A manifestação, segundo ela, "foi fundamental para fortalecer nos moradores a disposição de resistência". Jane acredita que os Jogos Olímpicos de 2016 sejam apenas pretexto para ceder a área à especulação imobiliária. Para lideranças do Grupo de Articulação da Cúpula dos Povos, a Vila Autódromo simboliza a onda de violações de direitos promovidas contra os povos, com o objetivo de favorecer grandes investimentos. E que tendem a aumentar caso seja implementada a proposta de "economia verde", baseada na apropriação de recursos naturais e territórios como capital.

   Caso ocorra o despejo, serão atingidas cerca de 4 mil pessoas. Para defender suas moradias, integrantes da comunidade estão criando um plano de urbanização, em parceria com setores de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O processo de elaboração é participativo, com propostas discutidas e votadas em assembleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário