terça-feira, 25 de junho de 2013

Entidades dos movimentos sociais organizados prometem paralisações nesta semana

DA REDAÇÃO

Sindicatos e entidades estudantis e populares ligados à CSP-Conlutas, central sindical que reúne PSTU, PSOL e outra correntes de esquerda, prometem fazer greves, paralisações e um dia de manifestação nacional na próxima quinta-feira, dia 27/06, em todo o país. E convidaram as outras maiores centrais para construir esse calendário.

Os organizadores do que está sendo chamado de "Dia Nacional de Luta" preparam as manifestações desde 21/06, quando a data foi confirmada. "Além das mobilizações que ocorrem com foco na redução da tarifa e qualidade do transporte público, é preciso que os trabalhadores entrem no movimento de forma organizada para cobrar também mais investimentos em saúde e educação, aumento salarial, combate a inflação e corrupção", disse à imprensa Zé Maria de Almeida, coordenador da central.

Servidores federais e trabalhadores do setor de alimentação Metalúrgicos, químicos, rurais, funcionários dos Correios são algumas das categorias devem aderir às paralisações, greves pontuais e manifestações do dia 27.   "A orientação é fazer greves, paralisações, manifestações de rua, aquilo que for mais adequado à situação concreta de cada categoria ou região", orienta a CSP-Conlutas em nota distribuída aos movimentos filiados à central.

Segundo organizadores do ato do dia 27, os protestos não têm ligação com a greve geral que está sendo convocada pelas redes sociais para o dia 1º de julho.

Em outros setores
CUT, Força Sindical e outras centrais sindicais também foram convidadas para participar das manifestações.  Cinco das centrais já discutem, desde a semana passada, uma ação unificada em outra data e também devem convocar às manifestações desta data.

A CSP-Conlutas, embora menor, é vista como principal polo de oposição nos movimentos sociais organizados à Dilma e às centrais sindicais aliadas do governo federal.

Já estão programadas manifestações especialmente no dia 27 com apoio ou não de outras centrais em São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Belo Horizonte, cidade o jogo do Brasil pelas semifinais da Copa das Confederações (26/07), realizará sua grande manifestação neste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário