sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Protestos contra a Cúpula do G20 têm início na França

Por Agência Pulsar
Em paralelo à Cúpula do G20, manifestantes já se mobilizam nas ruas de Nice, na França, para exigir que os vinte países mais poderosos do mundo pensem mais nos interesses e necessidades das populações.
   Manifestações contra o atual sistema financeiro também vão ocorrer na cidade francesa de Cannes hoje (4) até amanhã (5).

   Já em Nice foi iniciado um evento que busca chamar a população mundial a resistir ao aprofundamento da crise econômica e social. É o Fórum dos Povos, que foi aberto com uma marcha puxada pela pela Coalizão Nacional contra o G8/G20 na última terça-feira (1º).

   Algumas palavras de ordem que devem nortear o evento são: “as pessoas, não o mercado”; “mudem o sistema, não o planeta”; “parem a austeridade, um fim à desigualdade”; “eles são 20, nós somos bilhões”; e “não joguem com a nossa comida”.

   O G20 está sendo patrocinado por bancos e grandes corporações, que terão acesso total às reuniões e influência nas tomadas de decisões. Por isso, a plataforma Avaaz, por meio de mobilização pela internet, lançou uma petição eletrônica.

   A Avaaz acredita que os governos estão sendo comprados. No documento pedem que ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, e ao resto dos líderes presentes no G20, que o coloquem um fim neste tipo de envolvimento dos governos com as grandes corporações financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário