quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Petroleiros iniciam greve nacional


   Os petroleiros em campanha salarial realizaram na quarta-feira (16)  greve em todo país. A paralisação ocorreu mesmo contra a proposta da direção da FUP que deliberou por chamar o seu CD (Conselho Deliberativo) para o dia 22 de novembro e “esqueceu” que havia marcado uma greve para o dia 16.

   Nesta quinta-feira (17) após 24 horas de greve e paralisações, atrasos, os petroleiros estarão concentrados avaliando com base no quadro nacional a continuidade da greve.

   Aumenta a mobilização nas próprias bases da FUP e isso poderá impor uma antecipação da greve, sem a espera do Conselho Deliberativo no dia 22.

   Os sindicatos do Rio Grande do Norte e Ceará anunciaram que haverá pelo menos paralisações parciais amanha e junto com o sindicato da Bahia estão encaminhando um documento oficial para FUP exigindo que esta Federação se some ao movimento e que antecipe o CD para esta sexta-feira.

   Estes acontecimentos e a iniciativas das oposições em Caxias (RJ) e Norte Fluminense (RJ) também poderão desencadear em mobilizações nestas bases. Junte-se a isso a greve dos aos 5 mil operários das obras do COMPERJ, que poderão ir aos prédios centrais do EDISE e VENTURA, prédios próximos da Justiça do Trabalho, para levar suas reivindicações; os petroleiros terceirizados da CEMON, que estão em greve há mais de 30 dias; e aos operários de Carauari, na Província do Urucu e veremos que os trabalhadores setor de petróleo estão construindo uma panela de pressão pronta para explodir.

Proposta da Petrobras é rebaixada
   A Proposta da Petrobrás não traz nenhum avanço. A empresa apresentou uma proposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) sem nenhum avanço nas cláusulas sociais e uma proposta econômica rebaixada e discriminatória, que não leva em consideração a reivindicação de aumento real de 10% no salário básico.

   Além de irrisória, a proposta econômica é uma grande enganação, pois nem mesmo sob a lógica de remuneração variável pode ser considerada aceitável. Em relação ao abono, repete os mesmos valores do acordo fechado em 2010. A Petrobrás oferece como proposta GANHO REAL ZERO NO SALÁRIO BÁSICO. Para piorar, ainda afirma que o reajuste proposto na RMNR é “um dos maiores índices conquistados pelas categorias de trabalhadores do país neste ano”.

   Outras categorias já mostraram que apenas com luta é possível avançar e arrancar um acordo vitorioso. Os metalúrgicos da GM de São José dos Campos, com 24 horas de greve, tiveram 10,8% de reajuste, um aumento real de 3,2% acima da inflação; os trabalhadores dos Correios tiveram R$ 80,00 de reajuste, o que significa 9% de aumento real no salário, acima da inflação do período; Os bancários tiveram, apesar dos 9% de reajuste geral, um reajuste de 12% no piso, o que significa um reajuste real de 5% no piso da categoria. Esses três exemplos mostram que apenas com a greve nacional e unitária é possível avançar.

FUP: além de suspender a greve sem falar para ninguém sumiu da portaria da empresa
   A direção da FUP decidiu de fato aplicar a tática “Gasparsinho”, primeiro deu uma orientação as assembléias dos trabalhadores de base para rejeitarem a proposta da empresa, não fazerem nada e esperarem o Conselho Deliberativo do dia 22, sem nem mesmo explicar por que suspendeu uma greve que foi votada em toda base para se iniciar no dia 16.

   O movimento grevista já sabia que a democracia não era mais o forte da FUP, quando ela não votou a pauta da Campanha Salarial na base e nem consulta os trabalhadores de base sobre os rumos do movimento.

   O mais impressionante desta vez é que as direções de vários sindicatos ligados a esta entidade nem mesmo aparecerem na portaria da empresa no dia 16 para dar satisfação aos trabalhadores, sobre o que fazer, explicar por que a greve foi suspensa e quais os novos rumos da campanha salarial. Com certeza é por que não queriam ouvir os protestos dos trabalhadores da base contra o seu governismo exacerbado.

Reivindicações
 

- O fim da tabela congelada dos aposentados;
- Aumento real no salário básico e reposição das perdas. Reajuste de 17%
(correção da inflação, sendo o maior índice acumulado, mais 10% de produtividade e ganho real);
- Piso salarial de acordo com o salário mínimo do Dieese (R$ 2.212,66);
- Piso salarial dos técnicos em 66% do concedido aos engenheiros;
- Mudanças no PCAC: solução para os problemas dos técnicos de contabilidade e de enfermagem, dos inspetores de segurança interna e de equipamento, o reconhecimento da função de fiscal e gerente de contrato;
- Promoção Automática de Pleno para Sênior;
- Avanço de Nível Automático;
- Fim das remunerações variáveis;
- Progressão do ATS (Adicional por Tempo de Serviço), a partir dos 30 anos;
- Extensão do Dia do Desembarque em nível nacional;
- Melhorias na AMS;
- Plano Petros BD para todos;
- Reintegração dos companheiros da Petromisa, Interbrás, Petroflex e Nitriflex.
Veja o quadro da greve de ontem
Com informações de Roberto Aguiar, Aracaju (SE) e Américo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário