quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estudo revela relação entre soja, desmatamento e Código Florestal

Relatório da Repórter Brasil relaciona a produção de soja e o desmatamento no contexto dos debates sobre o novo Código Florestal. O número de áreas de soja em zonas desmatadas em Mato Grosso, Pará e Rondônia "quase que dobrou” em relação a 2010.

  Citando dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), o relatório aponta que nesses três estados a quantidade de áreas recentemente desmatadas com plantações de soja passou de 76 para 147.

  O documento aponta um crescimento de quase 3% da área plantada com soja em todo o país na última safra. A pesquisa mostra que a “ lavoura da soja, baseada na grande propriedade monocultora, tem incentivado o desmatamento em áreas do Cerrado e da Amazônia em diversos municípios brasileiros”.

  Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), nos últimos 10 meses a derrubada de árvores na Amazônia aumentou em 266% em relação ao período anterior.

  A publicação O avanço da soja e o Novo Código Florestal: uma análise dos impactos do projeto em debate no Congresso chama atenção para o aumento do desmatamento durante as discussões sobre o novo Código Florestal. O motivo seria a intenção dos desmatadores em receber anistia, prevista no novo código. (pulsar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário