terça-feira, 16 de agosto de 2011

Grito dos Excluídos chama a população a lutar por direitos

Por Agência Pulsar

  Em 2011, o Grito dos Excluídos tem como tema “Pela Vida grita a Terra”. A 17ª edição do protesto denuncia o atual modelo de desenvolvimento, que "exclui e concentra riquezas". Conheça os spots de rádio deste ano.

NOTA COM AUDIOS

  As produções chamam a população a participar da manifestação, que ocorre em diversas partes do país na semana do 7 de setembro. O Grito dos Excluídos pede por uma real soberania, que inclua o acesso à saúde, educação, moradia, lazer, cultura, emprego, entre outros direitos. O primeiro spot fala sobre a data escolhida.

  Os manifestantes também pretendem criticar o modelo de desenvolvimento econômico levado a cabo pelo governo federal. Como exemplo de “projetos de morte”, citam as intervenções para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Por isso, o segundo spot de rádio lembra a construção de “cidades injustas”.

  Outro ponto de destaque é a busca por soberania alimentar. A concentração de terras é apontada como criadora de desigualdades sociais, culturais e ambientais. A Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos lembra que o Brasil é o campeão no consumo de agrotóxicos. O terceiro spot denuncia que o “agronegócio coloca veneno na mesa da população”.

  O Grito dos Excluídos e Excluídas é realizado no Brasil desde 1995, reunindo movimentos sociais e organizações que constroem cotidianamente processos de mobilização por direitos. Os spots de rádio podem ser reproduzidos livremente por emissoras educativas, livres, comunitárias e também pela Internet. (pulsar)

Áudio 1 Por mudanças e Políticas Públicas de inclusão popular
Áudio 2 Qual o mundo que queremos?
Áudio 3 Vida em primeiro Lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário