quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Especialistas em Saúde do DF realizam protestos reivindicando reajuste salariais

por Almir Cezar e Carla Sene, de Brasília 

Os demais especialistas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizam desde segunda-feira (04) uma série de protestos reivindicando reajuste salariais. Reclamam que médicos e dentistas tiveram aumentos, enquanto seu segmento não. Exigem tratamento isonômico por parte do governador do DF Agnelo Queiroz.

A carreira de especialista em saúde é composta por 19 profissões de nível superior, reunindo quase 3.000 trabalhadores da Secretaria de Saúde - não compõe essa carreira médicos, dentistas e enfermeiros, que atualmente têm carreiras específicas, conforme a categoria. Os especialistas reivindicam equiparação com a carreira dos odontólogos. O movimento desde o início está sendo liderado pela Associação dos Especialistas em Saúde, recentemente constituída. com o apoio do SindSaúde-DF (Sindicato dos Servidores de Saúde).


Há várias semanas os especialistas estão e mobilizando. Os atos públicos foram intensificados desde a semana passada, quando a Farmácia de Alto Custo parou suas atividades na terça-feira dia 29/10, o CAPS AD III Rodoviárias paralisou na quarta-feira da semana passada (30/10) e assim foi em diferentes unidades de saúde ao longo da semana. O último ato público ocorreu nesta segunda-feira no Hospital de Base de Brasília. O próximo ato seguinte foi na manhã desta terça-feira 05, durante todo o dia no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Os especialistas pararam suas atividades no Hospital de Base e profissionais de outras unidades saúde foram para o local e se juntaram ao movimento. No Hospital de Base funciona a única Central de Diluição de Quimioterapia do DF que parou suas atividades, assim como a Farmácia. Houve forte pressão durante todo o dia, especialmente da direção do Hospital que pressionava a abertura da farmácia, devido à procura dos pacientes. Foi noticiado que o Governador Agnelo estaria presente  na abertura da Jornada Científica dos Residentes de Medicina que estava acontecendo no auditório do Hospital. Parte do movimento foi para o local no período da manhã e a outra parte permaneceu na Farmácia. O Governador não esteve presente. O movimento ocorreu durante todo o dia.
 
Médicos, Odontólogos e Enfermeiros tiveram aumento recente e não houve qualquer aumento para os Especialistas que questionam por que foram esquecidos (enquanto que os médicos tiveram 69% de aumento e os dentistas 113%) e reivindicam equiparação com a carreira dos Odontólogos, que há menos de 5 anos recebiam a mesma remuneração dos Especialistas e, atualmente, recebem quase o dobro. Os colegas da enfermagem também estão na luta por essa mesma equiparação salarial.

Fotos: Carla Sene

Nenhum comentário:

Postar um comentário