quarta-feira, 20 de novembro de 2013

17 Coisas sobre o Racismo que talvez ninguém saiba

por Max Laureano, da Redação

1- O Racismo é criativo. Sabe se disfarçar de diversas formas. 

2 - O Racismo é ambidestro. Sabe usar bem a mão direita. Mas também a esquerda. 

3 - O Racismo nasceu na Maternidade "Navio Negreiro". Mas, hoje em dia, todo "Camburão tem um pouco de Navio Negreiro". 

4 - Se percebe como o Racismo prejudicou o povo negro até na fila do Vestibular. 

5- Com o Racismo, você sempre terá que informar seus filhos das duras realidades do racismo que existe neste país e o que ele causa. 


6 - As pessoas pegam frases de Morgan Freeman, aparentemente neutras e bacaninhas, para falar que se deve parar de se preocupar com a CONSCIÊNCIA NEGRA. Na verdade, ela é profundamente ideológica, escondendo um interesse direto e imediato da burguesia racista, que é cassar o feriado do dia 20 de novembro, com a desculpa que o mês tem muito feriado e dá prejuízo às empresas, com a intenção de negar que existe racismo.

7 - O racismo é gentil e meritocrático, mas só para aqueles que se "branqueiam" 

8- O racismo se esconde onde menos esperamos. Até em histórias infantis de bonecas falantes. 

9- O racismo é um fenômeno estranho: 70% da população diz que conhece algum racista, mas 90% diz que não é nem nunca foi racista. 

10- Quando alguém nega ser racista dizendo que ATÉ teve amiguinhos negros no Colégio, é quando o racismo se denuncia. 

11 - Um trabalhador negro recebe em média um salário 36,11% menor que um trabalhador não negro, de acordo com o estudo. Os negros recebem menos em qualquer comparação que se faça, seja por setores de atividades, seja por escolaridade. 

12- A realidade mostra que não bastam apenas leis e preceitos constitucionais para enfrentar o racismo, se faz necessária a compreensão, por negros e brancos, em especial pelos trabalhadores, que a discriminação racial está a serviço da exploração capitalista. 

13- Negro na novela, pode porque “não somos racistas”. Desde que seja no papel de empregada, bandido, órfão, mas todos com o cabelo alisado, please… 

14 - O racismo promove a baixa estima do preto, para favorecer a indústria de cosméticos e os salões de beleza que destroem a identidade capilar das mulheres com o argumento de que o cabelo vai parecer "bom". 

15 – É assustador pessoas que se dizem a favor da “consciência humana” acharem normal ligar a TV e contar nos dedos o números de negros. 

16 - Negros e Negras não estão nos postos de trabalho privilegiados, nem nas universidades públicas.

17 – O Racismo é no Brasil, um crime perfeito, pois quem o comete acha que a culpa está na própria vitima. Além do mais, procuram sempre destruir a consciência dos brasileiros sobre a questão racial

Nenhum comentário:

Postar um comentário