terça-feira, 1 de outubro de 2013

01/10/2013 - Todos os caminhos levam a Cinelândia

A partir das 12 horas, ato na Cinelândia em apoio a educação do Rio e contra a violência policial de Cabral e Paes

30/09/13 - Milhares de manifestantes ocupam a praça 
da Cinelândia (Foto: Dirley Santos)
por Juzerley Santos, do Rio de Janeiro

Mais de duzentos soldados, mais de 30 viaturas, caminhões entupidos de soldados armados até os dentes, grades por todo o lado, ruas interditadas por barreiras, estação do metrô fechada. Para quem está pensando que este é um cenário de alguma ditadura latino-americana, doce ilusão. Isto está ocorrendo desde a madrugada desta terça-feira na Cinelândia, em plena capital carioca.

 O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, com aval de seus parlamentares e partidos aliados, provou que tem reais pretensões autoritárias. Sua Polícia Militar, após uma noite de repressão violenta contra manifestantes, que resultou em vários detidos e dezenas de feridos, sitiou a principal praça da cidade.


Quaisquer pessoas, trabalhadores e cidadãos comuns, só conseguem ter acesso aos seus locais de trabalho ou compromisso após se sujeitarem a uma vergonhosa abordagem policial. Manifestantes utilizando camisas e adesivos alusivos à luta da educação são impedidos de passar. Alguns conseguem escondendo suas vestimentas e adereços dentre de mochilas e bolsas.


 Um verdadeiro “estado de sítio” foi decretado por Cabral e Paes no centro do Rio de Janeiro. Estão jogando todas as suas fichas na derrota do movimento. Pretendem seguir governando e impondo suas políticas privatistas e antipopulares sem oposição. Eduardo Paes e sua liderança e  base aliada na Câmara se recusam a negociar qualquer saída para o impasse.

Está colocada cada vez mais a necessidade de unificar as lutas. Bancários também estão em greve por melhores salários. Petroleiros mobilizados contra os leilões do pré-sal. É preciso unificar estes setores em luta e o conjunto da classe trabalhadora e dos movimentos sociais para derrotar os governos de Cabral e Paes.

Para isso começar a se concretizar, a partir de hoje, “ todos os caminhos levam à Cinelândia” ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário