sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Licitação obscura até para cuidar das árvores

Árvores da cidade, que seriam cuidadas em
programa da prefeitura de Niterói, são alvos
de licitação suspeita.
por Almir Cezar, de Brasília

A capacidade dos entes públicos de lançar programas e licitações suspeitas atingiu um novo patamar e alvo: as árvores. A grande mídia denunciou, embora timidamente, que o Arboribus, novo projeto da Prefeitura de Niterói (RJ), idealizado pelas secretarias de Conservação e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos já vem levantando suspeitas.

Anunciado como uma iniciativa para mapear e cuidar das árvores da cidade e com um custo de R$ 4 milhões (gasto 4x maior do que o orçamento aprovado para a pasta de Meio Ambiente em 2013), o programa apresentou um processo licitatório obscuro.

No próprio lançamento do Arboribus, que ocorreu na quinta-feira (25/09), o prefeito Rodrigo Neves anunciou a suspensão do contrato com a AZX Construtora. O cancelamento veio após denúncias feitas pela oposição e pela imprensa.

De acordo com matéria publicada no jornal O Globo (23/09), a empresa está locada no térreo de uma casa de dois andares em Cachoeiras de Macacu, não tem nenhuma experiência anterior e só tem a prefeitura de Niterói como cliente. Os responsáveis pela AZX não souberam dar informações básicas sobre a iniciativa. Isso sem falar que a empresa, recém criada, teve apenas uma concorrente no processo licitatório.

Apesar da interrupção do contrato, o Arboribus está mantido e será executado pelas equipes do município.

Atualizado em 08/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário