quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Térmicas vão garantir abastecimento de energia no Carnaval

Por FA, Agência Rio de Notícias

   O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai montar um esquema especial com o acionamento de usinas termelétricas para garantir o abastecimento de energia nos locais com grandes aglomerações no período de Carnaval, como cidades que recebem muitos turistas.

   “Nós temos a prerrogativa de dar uma segurança maior nas áreas que têm grande aglomeração de pessoas, como Recife, Rio de Janeiro, Salvador e a parte do litoral, principalmente. A gente dá uma segurança adicional com térmica local, sempre fazemos isso”, disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp em entrevista à Agência Brasil. O executivo participou nesta quarta-feira (15) da  reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Horário de Verão
   Chipp informou que o operador ainda não tem um balanço da economia de energia durante o horário de verão, que termina no dia 26 de fevereiro. Ele estimou, no entanto, que a redução deve ficar entre 4% e 5% da demanda por energia no período de pico de consumo, entre as 18h e as 21h.

   A redução total de consumo deve ficar em torno de 0,5%, conforme o Ministério de Minas e Energia, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período.

   Neste ano, o horário de verão vai terminar uma semana mais tarde, porque a data prevista para o fim do novo horário, que seria no terceiro domingo de fevereiro, vai coincidir com o feriado de carnaval. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe se esquecendo de ajustar os relógios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário