quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Petrobras diz que está finalizando contenção de óleo que vazou na Bacia de Santos

Por FA, Agência Rio

   A Petrobras informou nesta quarta-feira (1º ) que está finalizando a contenção do óleo que vazou na Bacia de Santos e que todos os procedimentos de contingência estão sendo adotados desde a identificação do rompimento no duto vertical de teste de produção (que liga a plataforma à cabeça do poço) do FPWSO Dynamic Producer, na terça-feira, dia 31 de janeiro. A plataforma opera no Teste de Longa Duração (TLD) na área de Carioca Nordeste, na Bacia de Santos.

   Segundo a estatal, três embarcações recolhedoras de óleo percorreram o local na tarde da última terça-feira (31), e outros dois barcos dão apoio à dispersão mecânica do restante do óleo derramado. 
“Foram recolhidos 15 metros cúbicos de água oleosa, que serão tratados conforme determina a legislação ambiental”, afirmou a companhia em comunicado.

   Na manhã desta quarta-feira (1º), foram realizados dois sobrevoos na região, com a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Nessa inspeção, foi identificada apenas uma área com vestígios dispersos de óleo. Técnicos do Ibama e da Cetesb acompanharam os trabalhos, na Petrobras, em Santos.

   “O poço ligado ao duto vertical encontrava-se em produção com um sistema de monitoramento e registro contínuo. Após o rompimento, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço, que se mantém fechado e em condições seguras”, frisou a empresa. 

   De acordo com a Petrobras, todos os recursos de contingência continuam na área e só serão desmobilizados após autorização dos órgãos competentes. As causas da ocorrência estão sendo investigadas.

   Fotos divulgadas pela Marinha do Brasil nesta quarta-feira (1), mostram a mancha de óleo que se espalhou na área de Carioca Nordeste, na Bacia de Santos, após o vazamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário