quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Visita do Barco do Greenpeace a Cozumel

Conhecendo o Rainbow Warrior III

por Ana Beatriz Serpa, direto de Cozumel (México)
especial para a ANotA

Rainbow Warrior III em Cozumel
Um dos três barcos do GreenPeace, o Rainbow Warrior III (Guerreiro do Arco-íris), está fazendo um tour pelo México, e neste fim de semana fez sua penúltima parada na Ilha de Cozumel. Como eu estou por aqui há algumas semanas fazendo um trabalho voluntário, foi assim que nos encontramos! (risos)

O tour tem como objetivo fazer a campanha “Tierra Sana, Gente Sana” – Terra saudável, gente saudável – contra a utilização de sementes de milhos transgênicas  -  O milho é a base da alimentação do país – e a utilização de agrotóxicos. A campanha exige do presidente, Enrique Peña Nieto, que pare de subsidiar o essas práticas e passe a promover a agricultura ecológica.


Fogão Solar - ferve água em 6 minutos
Outra campanha da organização é a promoção das energias renováveis, como a eólica e a solar. Antes de entrar no barco somos apresentados a opções para a utilização de energias renováveis em nosso dia a dia, como um fogão e um carregador de celular movidos a energia solar. Enquanto o carregador de celular pode ser comprado em lojas especializadas, no caso do fogão também é possível construir o seu próprio com materiais simples, como folhas de papel alumínio.


O Barco

O veleiro Rainbow Warrior III é o maior veleiro do mundo com 5 velas que totalizam 1,3 km² de superfície e chegam a impulsionar o barco a uma velocidade de 9 nós (cerca de 17 Km/h). Embora tenha motores para condições adversas, o barco é movido a vela em 90% do tempo de navegação.
Rainbow Warrior III
A visita ao barco começa pela proa, onde há o heliporto e o bote inflável. Este bote é utilizado em ações da organização em alto mar, e tem capacidade para 16 pessoas. Na sala que se comunica com o heliporto estão os equipamentos para que a tripulação se prepare para os confrontos pacíficos e não violentos da organização.

Bote Inflável

Equipamentos da tripulação

Seguimos para a cabine de comando onde são apresentados os instrumentos de navegação, os radares, GPS, timão, piloto automático, etc. Em seguida, na poupa, conhecemos um pouco mais sobre a história dos dois Rainbow Warrior que o antecederam, o I e o II.

O primeiro foi afundado em um ataque a bomba comandado pela França quando ia a caminho de uma das ações contra a caça às baleias. Duas cargas foram instaladas, a primeira para assustar a tripulação e faze-la abandonar o barco, e uma segunda para afundá-lo. Porém, um dos tripulantes havia retornado e morreu na segunda explosão.

O segundo foi comprado com a indenização que a empresa francesa foi condenada a pagar ao Greenpeace. Quando estava velho e com manutenção cara foi doado a uma ONG da Indonésia, onde foi transformado em um hospital.

Por fim somos encaminhados à sala de conferências onde assistimos ao vídeo da campanha no México e o sino original resgatado do Rainbow Warrior I.

Diferente dos dois anteriores este barco foi construído pelo Greenpeace para o Greenpeace. Além da opção pela vela, o navio também tem outros itens de redução de impacto ambiental. A tinta utilizada no calado é não tóxica. A totalidade da água consumida é produto de dessalinização, e o esgoto também é tratado antes de ser devolvido ao oceano. O lixo é separado e descartado em portos onde há coleta seletiva e encaminhamento para reciclagem.

Salve o Planeta!
A visita ao barco do Greepeace é mais do que o encontro com uma reconhecida organização internacional. É um convite à reflexão sobre o quanto a forma como vivemos, como produzimos o que consumimos está destruindo o planeta. E o pior é que é uma escolha de algumas empresas e governos cujas consequências são impostas a toda a população mundial.

Precisamos nos juntar ao coro que exige de nossos governos que valorizem a agricultura orgânica, o fim do incentivo às sementes transgênicas. Lutar pelo fim da exploração de petróleo no Ártico, e pela utilização de fontes renováveis de energia!



Ana Beatriz Serpa é turismóloga militante e articulista da ANOTA. Mantém o blog Planejo Viajar - (blog integrante da rede de blogues da ANOTA).
No momento está enviando uma série especial direto do México 

A DIVULGAÇÃO, CITAÇÃO, CÓPIA E REPRODUÇÃO AMPLA DESTE TEXTO É PERMITIDA E ACONSELHADA, desde que seja dado crédito ao autor original (cite artigo de autoria de Ana Beatriz Serpa, publicado originalmente pela ANOTA – Agência de Notícias Alternativas)

Artigo atualizado em 21/02/2014

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