terça-feira, 6 de setembro de 2011

Truculência: estudantes da UFF são ameaçados pela PM

Por Rodrigo Noel
Detalhe da entrada da reitoria
   Mais de 1.000 estudantes permaneciam ocupando a reitoria da UFF, nesta 2ª feira, quando foram surpreendidos com a chegada de um oficial de justiça levando um mandado de reintegração de posse.

  A noite desta segunda-feira foi agitada para os estudantes da UFF. Os estudantes estão ocupando a reitoria da universidade desde a quinta-feira passada, exigindo melhores condições para a universidade (como construção de salas de aula, contratação de professores e término das obras em andamento), paralisação imediata das obras Via 100/Via Orla etc.

  Após várias tentativas de negociação, apresentação da pauta nos órgãos deliberativos da universidade, exigência de esclarecimentos dos projetos das vias que vão passar por dentro de um dos campi da universidade (a Via 100, além de passar pela universidade, exigirá a remoção de uma comunidade que mora ao lado do campus do Gragoatá) e seguidas negativas do reitor Roberto Salles em atender o DCE, os estudantes deliberaram em assembléia pela ocupação da reitoria, como forma de pressionar a administração central da instituição a formar uma mesa de negociação.

Reitor mostra sua truculência e incapacidade de diálogo
  Menos de 6h após a ocupação, o reitor ordenou o corte da água e da luz do prédio e divulgou nota para a imprensa com falsas acusações e tentando criminalizar os que estudantes e servidores em luta por melhores condições de ensino. Durante o final de semana o clima seguiu pesado, mas os integrantes do movimento estudantil mantinham uma programação cultural intensa e dialogavam seguidamente com a população da cidade.

  Hoje, ao final da tarde, um oficial de justiça chegou à ocupação e informou a intenção de executar a ação de reintegração de posse do local. A partir de então o clima ficou tenso, pois tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Federal ameaçavam invadir o local com a Tropa de Choque. Após várias horas de negociação, muita pressão e intensa participação dos estudantes que chegavam ao local para prestar apoio e solidariedade, o reitor Roberto Salles recuou e agendou uma reunião com uma comissão da ocupação para esta terça-feira, às 9h.

Confira abaixo algumas fotos e um vídeo (gentilmente cedido) com uma declaração do estudante de geografia Thiago Macedo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário