sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Operários do Maracanã retomam greve na busca de direitos

Por Agência Pulsar
Trabalhadores da reforma do Estádio Mário Filho, o Maracanã, alegam que as empresas à frente da obra não cumpriram com os acordos estabelecidos em assembleia realizada no mês passado. Por isso, resolveram retomar a greve nesta quinta-feira (1º).


A reforma do estádio se dá para a realização da Copa de 2014. A negociação anterior estabelecia que os trabalhadores teriam direitos como cesta básica no valor de 160 reais, mais segurança no trabalho e planos de saúde. Os cerca de mil e 500 trabalhadores entraram em greve pela primeira vez após um acidente na obra, que deixou um operário ferido.

Em entrevista à Agência Brasil, Nilson Duarte Costa, do Sindicato dos nas Indústrias da Construção Pesada do Rio de Janeiro, disse que os trabalhadores ficaram revoltados após receberem o pagamento de setembro. O acordo feito ao final da última greve não estava refletido no contracheque.

Costa denuncia condições de trabalho precárias. Diz que a comida dos trabalhadores já chegou a vir estragada e que faltam médicos de plantão à noite para possíveis atendimentos aos trabalhadores.

Para o operário Sérgio Basílio da Silva, as empresas tratam os funcionários com descaso. Ele, que passa mais tempo na obra do que em casa, diz se sentir humilhado com a situação.

O Consórcio Rio 2014, que reúne as empresas à frente da obra, entende que não há motivo para a greve. Em nota, aponta que recorrerá à Justiça do Trabalho, ressaltando que a primeira negociação aconteceu há 10 dias. Chama o movimento dos trabalhadores de abusivo e acrescenta que somente fará novas negociações com o fim da atual paralisação. (pulsar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário