quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeitura e população de Altamira pedem o fim de Belo Monte

Por Jorge Américo, da Radioagência NP

   A prefeitura do município de Altamira (PA) pediu a suspensão imediata das obras da hidrelétrica de Belo Monte. Em ofício encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), o consórcio Norte Energia é acusado de não realizar as medidas compensatórias que protegeriam o município dos impactos provocados pelo empreendimento.

   A lista de promessas não cumpridas inclui escolas, postos de saúde, sistema de abastecimento de água e esgoto, melhorias urbanas e a contratação de mão-de-obra local. Com a chegada de migrantes em busca de emprego, a demanda por vagas em sala de aula aumentou e os hospitais da cidade e dos municípios vizinhos não têm capacidade para atender a população.

   Em junho de 2010, o MPF já havia alertado o Ibama e a Justiça Federal para que não fosse emitida a Licença de Instalação. Segundo o procurador-chefe da República no estado, Ubiratan Cazetta, “se o Ibama não exige as compensações previamente, elas não saem do papel. E depois que as obras começam ninguém se importa mais com o sofrimento de quem está pelo caminho”.

   Os moradores ainda não têm nenhuma informação sobre a delimitação das áreas que serão inundadas ou para onde serão realocados os atingidos. O pedido da prefeitura recebeu o apoio de todos os vereadores de Altamira e mais de quarenta sindicatos e associações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário