quarta-feira, 13 de julho de 2011

Campanha contra os agrotóxicos lança caderno de formação

A Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida acaba de lançar seu primeiro caderno de formação. O material fala sobre os efeitos dos agrotóxicos na agricultura, na saúde humana e no meio ambiente.

Jean Pierre Leroy, membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, escreveu o prefácio da publicação. Ele afirma que o objetivo é colocar a população em alerta não apenas contra o atual modelo agrário, mas a favor de outro modelo desenvolvimento para o campo.

Sobre o tema, Leroy aponta três importantes fatores a serem debatidos: o modelo de agricultura, a confiança desmedida no progresso tecnológico e o domínio das grandes empresas do ramo de alimentos.

Ele lembra que o modelo de agricultura dominante surge a partir da chamada “Revolução Verde”, implementada para incrementar a agricultura nos países ditos “subdesenvolvidos”.

Leroy explica que a Revolução Verde facilitou o crescimento da grande propriedade e, com ela, o uso de maquinário pesado. Apesar do aumento da produção de alimentos, ele afirma, a fome no mundo permanece uma realidade.

A Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida reúne cerca de 30 instituições e movimentos sociais. Saiba mais sobre o assunto por meio do Caderno de Formação I. (pulsar)

Fonte: http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=7844

Nenhum comentário:

Postar um comentário