quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Apresentação de resultados de pesquisa realizada pela PUC-RJ sobre violações de direitos logo após o golpe de 64

por Assessoria Comissão da Verdade Rio

   Nesta quarta-feira (18/12), no auditório da CAARJ, no centro do Rio, serão apresentados ao público e a membros e assessores da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão Estadual da Verdade do Rio os primeiros resultados da pesquisa que está sendo realizada por alunos de mestrado em História e Direito da PUC-Rio, coordenados pelo professor Marcelo Jasmin, que sistematizou dados do acervo da Comissão de Reparações do Estado do Rio de Janeiro.

   A pesquisa resulta de uma solicitação da CNV, mais especificamente do grupo de trabalho Contextualização, fundamentos e razões do Golpe Civil-Militar de 1964, coordenado por Rosa Cardoso. A pesquisa conta com financiamento da FUNDEP (via UFMG) e teve por hipótese/questão a utilização de torturas e prisões em massa no período inicial do regime militar.

   O acervo da Comissão de Reparações tem 1114 processos. O grupo de pesquisadores da PUC teve acesso a 1000 deles e já podem afirmar que 1/3 dos casos denunciam graves violações de direitos humanos ocorridas logo após o golpe militar.

   Os resultados parciais de pesquisa coincide com levantamentos e depoimentos colhidos pelo GT Golpe de 64 e do GT Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical, que apontam a ocorrência de prisões em massa logo após o golpe, em navios-prisões, como o Raul Soares, atracado em Santos, e outros campos de concentração improvisados, como o Estádio Caio Martins, em Niterói.

SERVIÇO
Apresentação de resultados de pesquisa realizada pela PUC-RJ sobre violações de direitos logo após o golpe de 64
Quarta-feira, dia 18 de dezembro de 2013, às 17h30
Local: Auditório da Caarj, Av. Marechal Câmara, 210, Centro
Transmissão ao vivo: www.twitcasting.tv/CNV_Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário