sábado, 28 de setembro de 2013

Trabalhadoras e estudantes se reúnem em Brasília no pré-encontro de movimento feminista

Participantes ao final do pré-encontro posam. Foto: MML/DF
por Almir Cezar, de Brasília

Na tarde de sábado (28) aconteceu o pré-encontro do Movimento Mulheres Em Luta  (MML) de Brasília, que contou com a presença de mulheres estudantes e trabalhadoras de diversas categorias e de várias localidades do Distrito Federal, como Taguatinga, Guará, Recantos das Emas, Candangolândia e Sobradinho. 

A delegação do DF que irá a Sarzedo (na região metropolitana de Belo Horizonte), local do  1° Encontro Nacional do MML, movimento feminista filiado à CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular), contará com 40 companheiras, entre estudantes e trabalhadoras, que entre os dias 4, 5 e 6 de outubro somarão suas experiências locais com ativistas do Brasil inteiro, para debater um programa feminista e classista.

Na mesa de abertura do pré-encontro, ocorrido em um auditório cedido da sede da Condsef (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais), foram temas do debate o avanço das lutas no Brasil e a força das mulheres. Também se discutiu o novo momento político do país e o papel decisivo das trabalhadoras nas mobilizações de junho e nas greves de julho e agosto.  

Tratou ainda das dificuldades das mulheres negras e lésbicas, ainda mais oprimidas pelo racismo e homofobia. E procurou contextualizar com a situação em geral no Distrito Federal pelas mulheres, em uma forte crítica ao governador Agnelo Queiroz e presidenta Dilma - denunciou-se as promessas não cumpridas, como o baixo combate efetivo à violência a mulher, a falta de creches, o transporte público de baixa qualidade, etc.

cartaz de convocação do encontro
Estiveram presentes nesse Pré-Encontro estudantes universitárias e secundaristas, servidoras públicas federais e do GDF, trabalhadoras terceirizadas e donas de casas. Nas semanas que antecederam esse evento, ocorrem versões setoriais, com destaque às reuniões na UnB (Universidade de Brasília), que permitiram as mulheres estudantes e trabalhadoras dessa universidade se preparar para o encontro nacional e discutir a situação desse local de trabalho e estudo.

A ideia das participantes é na volta do Encontro Nacional consolidar o MML em Brasília, expandindo-o para novos setores e cidades do DF e preparar um encontro regional.

(Atualizado em 30/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário