sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ANP vai punir Chevron por existência de gás letal em poço do Campo de Frade

Por Paula Bellis, em Setorial News
   A diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, informou, nesta quinta-feira (1°), que há uma semana, foi constatada a presença de ácido sulfídrico em um dos 11 poços no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no Litoral Norte do Rio de Janeiro, sob responsabilidade da petroleira americana Chevron. O gás poderia ser fatal para os trabalhadores, caso houvesse vazamento. Por mais um erro de procedimento, a ANP abriu um procedimento administrativo contra a empresa.

   De acordo com Magda, não houve vazamento do ácido, mas, ainda assim, a empresa teria que ter notificado a ANP para garantir a segurança tanto dos profissionais quanto dos equipamentos. A existência do gás letal só pôde ser descoberta porque os técnicos da agência estiveram na plataforma.

Chevron foi irresponsável e vai pagar caro pelo dano ambiental que causou
   Na última quarta-feira (30), o governador do Rio, Sérgio Cabral disse que a empresa irá pagar caro pelo dano ambiental que causou. Para ele, o vazamento de petróleo na bacia de Campos foi causado por irresponsabilidade da empresa Chevron, que explorava “um campo em fim de produção e utilizando técnicas ultrapassadas”.

   'Eles não foram ainda honestos o suficiente. Na verdade, o que aconteceu foi absoluta falta de cautela e um desejo de explorar um campo envelhecido, em fim de produção, de maneira irresponsável. Eles têm que assumir e dizer “nós erramos”. Eu não vi o presidente da Chevron dizer isso ainda. O dia em que ele disser isso ele vai passar a respeitar mais o povo brasileiro e o povo do Rio de Janeiro. É preciso que a empresa diga que usou técnicas não recomendadas e tentaram otimizar um campo quase em desuso. Tanto que eles abandonaram o campo. Usaram técnicas medievais em um país como o nosso que é referência no mundo em termos de exploração de petróleo offshore, em águas profundas. Não tem cabimento o que a Chevron fez. A empresa vai pagar por isso e vai pagar caro', disse o governador, em entrevista à imprensa ao sair do seminário “Rio de Janeiro Investment Day Conference”, organizado pelo Council on Foreign Relations, em Nova York (EUA), onde cumpre missão governamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário