quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Policiais invadem Comperj e agridem trabalhadores

Trabalhadores do Comperj foram surpreendidos na manhã de ontem com a presença de policiais no canteiro de obras que retiraram, à força, várias pessoas de ônibus que  transportavam operários.

   O motivo? Os trabalhadores surpreendidos pelos policiais  haviam participado do Comando de uma recente greve que chegou a paralisar cerca de 10 mil operários do Comperj, vinculados ao Sindicato da Construção Civil de Itaboraí. A greve, iniciada em 7 de novembro, durou uma semana e conquistou um acordo com uma cláusula de garantia de emprego. Mas, pelo jeito, o acordo já está sendo desrespeitado pelas empresas.

   Segundo o Sindicato da Construção Civil, os trabalhadores retirados à força dos ônibus – cerca de 15 – acabavam de ser demitidos de suas respectivas empresas.  O traço em comum entre eles é terem atuado fortemente na greve. O ato arbitrário provocou revolta e, imediatamente, iniciou-se uma grande mobilização, culminando com uma passeata de protesto, no centro de Itaboraí. A estimativa é de que duas mil pessoas participaram da manifestação que parou a cidade.

   O Sindipetro-RJ acompanhou de perto as mobilizações, prestando seu apoio e solidariedade aos operários. Algumas pessoas andaram quilômetros a pé, para participar da manifestação, que aconteceu por volta do meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário