quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Coreanos suspendem greve geral, mas a luta contra privatização continua

Milhares de coreanos ocupam centro de Seul contra a privatização (29/12)
por Juzerley Santos, da Redação

Após 21 dias de uma greve que mobilizou o país a Federação Nacional dos Ferroviários (KRWU), decidiu suspender a paralisação no último dia 30/12. A decisão foi tomada junto com a Federação Coreana dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores de Transportes (KPTU, sigla em inglês) e da Confederação dos Sindicatos (KCTU, sigla em inglês) que vêm apoiando a luta dos ferroviários.

A decisão pela suspensão da greve se deu após os ferroviários conseguirem uma importante vitória ao fechar um acordo com membros da Assembleia da Oposição Nacional, que prevê a criação de um Subcomitê sobre o Desenvolvimento da Indústria Ferroviária.

A greve, iniciada no dia 9/12, era contra privatização do setor ferroviário do país e foi duramente reprimida pelo governo de Park Geun-hy. Mais de 8 mil ferroviários foram demitidos, quase 200 sindicalistas presos e a sede da Federação foi atacada por tropas policiais. Nos dias 28 e 29/12 mais de centenas de milhares de coreanos ocuparam ruas e praças, principalmente na capital Seul, em solidariedade aos ferroviários.


 Mobilizados desde o início de dezembro passado (9/12), os trabalhadores coreanos prometem que seguirão mobilizados contra as privatizações do setor. Novas paralisações nos dias 9 e 16 de janeiro já estão marcadas. Os protestos também denunciam a corrupção nos altos escalões do governo.

A luta dos ferroviários, que mobilizou o povo coreano, também contou com a solidariedade internacional. No Brasil, representantes da CSP-Conlutas foram até o consulado da Coreia do Sul declarar apoio aos trabalhadores em greve e, sobretudo, aos funcionários demitidos.

dirley@agencianota.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário