quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Servidores públicos federais lançam sua campanha salarial hoje

por Almir Cezar, de Brasília

Cartaz da campanha salarial dos servidores federais
Os servidores públicos federais (SPFs), reunidos no Fórum Nacional de Entidades dos SPFs, começam a aquecer os motores para 2014, com um intenso calendário de mobilizações de sua campanha salarial já desde janeiro, lutando por seus direitos e por melhores serviços públicos para a população. Hoje (22/01) as entidades realizarão atos públicos nos estados para marcar o lançamento da campanha salarial.  Estão previstos atos nos estados, marcha em Brasília e a possibilidade de uma greve unificada dos SPFs. Em seguida, no dia 05 de fevereiro, ocorre a marcha nacional em Brasília.

O Fórum dos SPFs conta com a participação de 31 entidades, entre elas CSP-Conlutas, CTB, CUT, Condsef (Confederação dos SPFs), Fenasps (Federação Nacional dos Servidores da Saúde, Previdência e Seguridade), Fenajufe (Federação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União), entre outras.

No dia 5, acontece o lançamento nacional da Campanha, com ato em frente ao Ministério do Planejamento, a partir das 9 horas. No dia 6, as entidades promovem junto com a Auditoria Cidadã da Dívida um debate sobre a dívida pública, um dos principais agravantes da falta de investimentos no setor público no Brasil. O Fórum dos SPF volta a se reunir no dia 7 de fevereiro.

No dia 6 de fevereiro o Fórum promove um seminário que vai discutir a dívida pública. E em 7 de fevereiro o uma reunião ampliada avaliará o movimento e definirá novas ações.A luta pela antecipação para 2014 da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 será um dos principais eixos do próximo ano. Os demais eixos permanecem os mesmos que mobilizaram os servidores nos últimos anos e motivaram uma grande greve em 2012 que pode se repetir em 2014, ano de Copa e eleições presidenciais.

No Distrito Federal

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF) fará o lançamento da campanha salarial 2014 dos SPFs em Brasília hoje ao meio dia com uma assembleia, no Espaço do Servidor, uma tenda permanente em frente ao Bloco C da Esplanada dos Ministérios.

Confira o calendário nacional de luta dos servidores públicos federais:

  • 22/1 – Lançamento da Campanha Salarial dos SPF nos estados, com caráter de Dia Nacional de Lutas;
  • 23/1 – Reunião, às 16h, em Brasília, para avaliação das ações realizadas no dia 22/1;
  • 5/2 – Ato público em Brasília, a partir das 9h, em frente ao Bloco K, Ministério do Planejamento, na Esplanada dos Ministérios;
  • 6/2 – Seminário sobre a Dívida – Auditoria Cidadã;
  • 7/2 – Reunião ampliada das Entidades dos SPFs para discutir a ampliação da mobilização e o indicativo de greve já sinalizado por algumas entidades;
  • 12/2 – Reunião das Centrais Sindicais com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator do Projeto de Lei (PL) que restringe o direito de greve dos servidores públicos federais que deverá apontar uma data para uma audiência pública.
almir@agencianota.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário