quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Centrais sindicais no DF se concentrarão em frente ao INCRA e MDA no Dia Nacional de Mobilização de 30 de agosto

Servidores públicos federais, professores e trabalhadores
rurais farão vários atos no DF, incluindo um em frente ao
Congresso Nacional. (Foto: Arquivo ANOTA-24/04/2013)
por Almir Cezar, de Brasília

Nesta sexta-feira (30) será o Dia Nacional de Mobilização, convocada pelas centrais sindicais, que será realizado com atos em todo o país, e em Brasília (DF), várias categorias e setores inclusive paralisaram suas atividades e farão atos conjuntos.

No Distrito Federal as Centrais Sindicais estarão concentradas desde as primeiras horas do dia em frente ao Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), junto com servidores desses dois órgãos, paralisados nesse dia, trabalhadores rurais, partidos políticos e outras diversas categorias, para fazer um grande ato em defesa da Reforma Agrária.

Durante a tarde esses trabalhadores irão se deslocar para se encontrarem na Esplanada dos Ministérios com profissionais de educação convocados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) para realização de um ato conjunto em frente ao Congresso Nacional em defesa a pauta de reivindicações da classe trabalhadora, entregue ao governo e ao Congresso em março deste ano.

Paralelamente na UnB (Universidade de Brasília), pela manhã,  os estudantes dos centros acadêmicos e da Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes-Livre) estarão realizando um ato em defesa da assistência estudantil. Os trabalhadores dos Correios também estarão paralisados e farão pela manhã um ato na sede nacional da empresa e à tarde desceram ao bloco do Ministério das Comunicações na Esplanada dos Ministérios.

Na noite de ontem (28) houve uma nova reunião dos movimentos sociais da cidade onde poderão para encaminhar atividades complementares, especialmente, a partir dos informes dos sindicatos e movimentos de trabalhadores de outras categorias e segmentos, com propostas de mais ações conjuntas para esse dia e também a construção das atividades do chamado "Grito dos Excluídos", no dia 7 de setembro, tradicional ato político alternativo ao desfile militar do dia da Independência.

A pauta do Dia Nacional de Mobilização conta com os seguintes itens: fim dos leilões do petróleo; fim do fator previdenciário; jornada de trabalho de 40 horas, sem redução de salário; contra o PL 4.330, sobre terceirização; 10% do PIB para a educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; Reforma Agrária; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário