domingo, 1 de abril de 2012

Inea localiza mancha de óleo no mar de Maricá

   Técnicos do Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), localizaram na manhã deste sábado (31), com apoio do Grupamento Aéreo-Marítimo da Polícia Militar (GAM), uma mancha de óleo a 20 quilômetros da praia de Ponta Negra, em Maricá. Com cerca de dois quilômetros de extensão e um metro de largura, o instituto estima que tenham sido derramados no mar 1,6 mil litros de óleo.

   A presidente do Inea, Marilene Ramos, solicitou apoio da Petrobras para a cessão de equipamentos especiais para contenção e/ou dispersão da mancha, para evitar qualquer possibilidade do óleo atingir as praias. Com apoio da Capitania dos Portos, o Inea vai fazer a coleta de material para tentar identificar a origem do material. A hipótese mais provável é que o óleo tenha vazado de alguma embarcação, já que a mancha está localizada numa rota de navegação.
 
   A denúncia sobre a existência do óleo foi feita por pescadores da colônia Z4, de Cabo Frio, na tarde de sexta-feira (30), na costa de Arraial do Cabo. O trajeto da mancha vai continuar sendo monitorado pelo Inea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário