segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Encontro em Brasília prepara campanha salarial em 2015 dos servidores federais

por Almir Cezar, da sucursal Brasília

Aconteceu nesse final de semana (31/01 e 1º/02) em Brasília a reunião ampliada do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs), que reúne sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais (CSP-Conlutas, CUT e CTB) da imensa maioria desse segmento de trabalhadores de todo o país. A partir desta segunda-feira o Fórum das entidades sindicais anunciará o calendário de lutas e a pauta unificada. As entidades sindicais também sairão construindo comitês em cada estado, apostando em um levante dos trabalhadores do funcionalismo publico federal brasileiro.

A reunião ampliada tratou-se de um evento de grande envergadura e teve uma enorme responsabilidade, ao aglutinar entidades que organizam mais de 2 milhões de trabalhadores do funcionalismo publico federal, cujas bases depositam suas esperanças de luta que tragam vitórias para a categoria em 2015. Tanto as falas das centrais sindicais quanto as intervenções dos demais participantes sinalizaram que os trabalhadores não aceitarão pagar a conta da crise. 


Outro elemento muito importante a destacar foi a representatividade dessa reunião. O auditório grande estava simplesmente lotado com mais de 350 servidores federais sentados até mesmo no chão. Os 5 grupos de discussão entre os participantes foram participativos e aprofundaram o debate entre as entidades sindicais criando imensos relatórios. A maioria das intervenções apontaram para a construção da unidade, pois há a compreensão que de haver um cenário complexo que é preciso acumular forças para derrotar o ajuste fiscal do governo e suas consequências.

Houve acordo em uma série de pontos do plano de lutas e dos eixos da pauta, faltando pouco para o lançamento da campanha salarial 2015 que já está acordada que será no dia 25 de Fevereiro. As entidades sindicais também sairão construindo comitês em cada estado, apostando em um levante dos trabalhadores do funcionalismo publico federal brasileiro.

Encontro coincide com outro evento histórico


Paulo Rizzo pela CSP-Conlutas, João Paulo pela CTB e
 Pedro Armengol pela CUT. Mesa dirigida por Inês da Fenajufe
O dia 31/01 de 2015 foi um dia muito especial, porque também, nesse dia, na Espanha milhões tomaram as ruas exigindo o fim das políticas de austeridade que esfola os trabalhadores espanhóis. Consequências da crise econômica mundial que tem causado um estrago na Europa. 

Demonstra a rejeição a política de austeridade fiscal praticado pelos governos dos países da União Europeia, cujo modelo o novo governo Dilma pretende seguir.

* Com informações de Gibran Jordão e fotos Ascom ANDES-SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário