quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Greve dos Correios em Niterói termina com vitórias e incertezas

por Rodrigo Barrenechea, de Niterói

Carteiros realizam protesto nas barcas
Foto: O Fluminense
Após uma semana de paralisação, chegou ao fim a greve dos empregados da Empresa de Correios e Telégrafos em Niterói. Os carteiros reivindicavam melhorias nas condições de trabalho, como conserto do ar-condicionado nos Centros de Distribuição Domiciliar (CDDs), mais veículos para o transporte de funcionários e mais trabalhadores, pois há falta de mão-de-obra.

Os carteiros de Niterói, nessa semana de greve, realizaram diversos protestos, como um ato na frente da estação das Barcas, na Praça Arariboia, assim como assembleias cheias, como a que reuniu 80 funcionários na frente do CDD Icaraí, na rua Saldanha Marinho, Centro da cidade. A direção da empresa manteve, durante a paralisação, uma postura de não querer negociar, assim como não quis responder em nota quando procurada pela imprensa.


Reunião dos trabalhadores debate rumos do movimento
Foto: André Messias (Sintect-RJ)
No entanto, nesta terça a empresa resolveu negociar, atendendo às demandas dos trabalhadores, depois que eles resolveram ir à sede regional da ECT, no centro do Rio. O conserto do ar-condicionado tem uma semana de prazo para ser realizado, mais carros serão disponibilizados para a entrega das encomendas, a direção da ECT se prontificou a vistoriar as condições de trabalho nos CDDs e novos trabalhadores devem ser destacados para a cidade, seja terceirizados ou mesmo concursados. 

Neste ponto, os trabalhadores pedem que os novos funcionários sejam exclusivamente concursados, pois consideram que a terceirização aumenta a exploração e a precarização do trabalho.

Ao fim da negociação, que contou com a presença do Sintect-RJ, os trabalhadores votaram pelo retorno ao trabalho, que deve ser reiniciado na manhã desta quarta (04).

Nenhum comentário:

Postar um comentário