terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Índice sobre Homicídios na Adolescência revela genocídio da juventude no Brasil

Até 2019 quarenta e dois mil jovens podem ser assassinados no Brasil, diz índice sobre Homicídios na Adolescência. 
Para o governo federal e Unicef o índice foi o mais alto dos últimos 8 anos.

por Mariana Rio, socióloga.

Segundo as conclusões do Índice de Homicídios na Adolescência divulgado no ultimo dia 28 de janeiro, quarenta e dois mil adolescentes brasileiros, entre 12 e 18 anos, correm o risco de serem assassinados de forma violenta antes de completar 19 anos. Jovens negros e moradores do nordeste serão as principais vítimas.

O índice faz parte do Programa de Redução da Violência Letal (PRVL), criado em 2007 através de uma ação conjunta entre governo federal, UNICEF em parceria com instituições da sociedade civil. Segundo o levantamento, três em cada mil adolescentes que tinham 12 anos em 2012 correm o risco de serem assassinados antes de completar 19 anos.

O Nordeste é a região com a maior taxa: quase seis adolescentes em um grupo de 1.000 correm risco de morte violenta antes dos 19 anos. Dos cinco estados com maior índice, quatro estão no Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará e Paraíba. O grupo de maior vulnerabilidade é de jovens negros moradores de periferias e favelas, o estudo revela que a possibilidade de jovens negros serem assassinados é 2.96 vezes superior do que os brancos.


Além disso, adolescentes do sexo masculino apresentam um risco 11,92 vezes superior ao das meninas, sendo a arma de fogo o principal meio utilizado nos assassinatos de jovens brasileiros.

O Brasil ocupa o sexto lugar em homicídios de adolescentes entre 192 países

Brasil é o segundo país em número absoluto de homicídios, depois da Nigéria, e o sexto na taxa de homicídios de jovens. Para Gary Stahl, representante da Unicef  no Brasil "a violência vitimiza mais alguns grupos do que outros". Para ele, trata-se de uma "violação brutal e sistemática" dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente negros que vivem nas periferias das cidades.

O Rio de Janeiro possui diversos municípios com altos índices


Fonte: Índice de Homicídios na Adolescência (IHA)
Segundo o levantamento, o Rio de Janeiro possui diversos municípios com altos índices. A Região Metropolitana do Rio de Janeiro concerta a maior parte dos assassinados, que estão na faixa de dois a quatro adolescentes mortos de forma violenta. Acima desse patamar, estão Itaguaí e Nilópolis, que alcançaram índices superiores a seis jovens assassinados. Em uma situação também delicada, na faixa de quatro a seis adolescentes perdidos, estão: Duque de Caxias, Resende, Macaé e Campos dos Goytacazes.

Fontes: Agência Brasil e Índice de Homicídios na Adolescência (IHA)- (http://prvl.org.br/wp-content/uploads/2015/01/IHA_2012.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário