sexta-feira, 23 de março de 2012

Estudo mostra que brasileiro está usando tempo livre para trabalhar


   Apesar da diminuição do número de desempregados e do aumento de trabalhadores formalizados, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que brasileiro está trabalhando mais e com maior intensidade.

   O técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, André Gambier Campos, que apresentou os indicadores essa semana em Brasília, explica que o tempo de trabalho está invadindo cada vez mais a vida particular das pessoas.

   Quase metade dos entrevistados pela pesquisa, cerca de 45%, disse que não se desliga totalmente do trabalho após o término da jornada formal. André afirma que hoje há uma “diluição” das fronteiras entre tempo de trabalho e tempo livre, pois o trabalho continua a acompanhar os trabalhadores, até mesmo em suas casas.

   Isso, segundo o pesquisador, é um fenômeno preocupante, porque gera uma série de conseqüências negativas para a vida dos trabalhadores como: cansaço, estresse e desmotivação, além de prejuízo das relações familiares e de amizade, das atividades esportivas, educacionais, entre outras.

   As novas tecnologias têm um papel significativo na redução do tempo livre. Por meio delas, 26% dos entrevistados são obrigados a ficar de prontidão pelos seus superiores. Outros 8% precisam desenvolver alguma atividade extra, por meio de celular ou internet.

   O Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Trabalho e tempo livre ouviu 3 mil 796 pessoas residentes em áreas urbanas, das cinco regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário