quinta-feira, 8 de março de 2012

O 8 de março nasceu das lutas das trabalhadoras


O 8 de março foi aprovado na Conferência de Mulheres Socialistas, na Suíça, em 1910. Alguns acreditam que foi uma homenagem a 129 operárias mortas em um incêndio provocado pelo patrão, em 1857, nos EUA. Pesquisas recentes, no entanto, questionam a existência desse fato e buscam demonstrar que as origens da data estão relacionadas ao contexto do início do século XX e da 1ª Guerra Mundial, nos quais se destacaram as lutas das operárias por salários dignos, redução da jornada e melhores condições de trabalho, e pelo direito das mulheres ao voto e à igualdade.

Em 1921, a data foi reafirmada na conferência de mulheres russas como uma homenagem às operárias têxteis que, revoltadas pela fome e pela guerra, saíram em greve e desencadearam a revolução de fevereiro e o fim do czarismo. Definitivamente, o 8 de março entrou para a história da luta dos trabalhadores e desde então é comemorado em todo o mundo.

Em 2012, queremos cumprimentar as mulheres trabalhadoras. Todas aquelas que cotidianamente se enfrentam com esse sistema e lutam por melhores dias. A elas, nossos cumprimentos e nosso chamado à luta!

Confira as principais atividades pelo país:

Aracaju (SE)
Dia: 8 de março
Passeata às 9h, saindo da Praça do Cemitério Santa Izabel em direção ao centro comercial. Ato em frente à CEF do Calçadão com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a violência.

São Paulo (SP)
Dia: 8 de março
Ato Unificado. Concentração: 14h, na Praça da Sé.

São José dos Campos (SP)
Dia: 6 de março
Ato Unificado. Concentração: 13h, próximo à Delegacia da Mulher, na Rua São João com a Anchieta.

Campinas (SP)
Dia: 10 de março
Ato Unificado. Concentração: 9h, em frente à Catedral

Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 8 de março. Ato Unificado. Concentração 12h, na Carioca. Às 17h: Caminhada das mulheres em direção à Cinelândia.

Belo Horizonte (MG)
Dia: 8 de março. Ato Unificado. Concentração: 15h, na Praça da Estação.

Fortaleza (CE)
Dia: 8 de março. Ato Unificado. Concentração: 8h, no Parque do Cocó.

Porto Alegre (RS)
Dia: 8 de março. Ato contra a violência em frente a Delegacia da Mulher. Concentração: 17h30, na Escola Júlio de Castilhos (Julinho).

Recife (PE)
Dia: 8 de março. Debate no Sindicatos dos Servidores Municipais (8h), depois (10h30) caminhada dos servidores até a câmara dos vereadores, com participação de outros setores.

Belém (PA)
Dia: 8 de março.
Ato-denúncia. Concentração: 10h, no Largo do Redondo com caminhada até a Prefeitura de Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário