quinta-feira, 5 de março de 2015

Funcionários dos Correios de São Gonçalo paralisam atividades por melhores condições de trabalho

Por Rodrigo Barrenechea, de São Gonçalo
Foto: Marcelo Feitosa (O Fluminense)

Os trabalhadores do Correios do CEE (Centro de Encomendas Expressas) do Alcântara, localizado no bairro do Colubandê, em São Gonçalo, realizaram uma paralisação na manhã do último dia 2, segunda-feira. A falta de segurança para o trabalho dos carteiros foi a principal reivindicação, acompanhada da lotação de mais funcionários para a unidade.

Na verdade, um problema está relacionado com o outro: como a unidade deveria fazer entregas em áreas consideradas de risco, os funcionários que lá trabalhavam acabaram saindo. Há um alto índice de assaltos na região, em média um por dia; o Correio, assim, suspendeu a entrega domiciliar em diversos bairros. Os trabalhadores, dessa forma, pedem que haja escolta para as entregas, assim como recomposição do quadro de funcionários da unidade. Tanto os empregados são prejudicados, pois ficam sobrecarregados, quanto os usuários, que são obrigados a fazer fila por várias horas para pegar suas encomendas.


A direção da ECT, reunida com os trabalhadores e com o sindicato, atendeu apenas em parte as reivindicações. Segundo o Correio, até junho deste ano serão chamados funcionários concursados ou contratados empregados terceirizados para preencher as vagas da unidade. Mas, segundo a empresa, não será possível fornecer escolta aos carteiros para as entregas. Perdem os trabalhadores, que seguem correndo risco, e os clientes, que não recebem suas encomendas em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário