sexta-feira, 13 de março de 2015

ENeDC 2015: "Midias públicas, independentes e comunitárias no Nordeste"

por Rodrigo Noel, direto de Recife

Na mesa, Iano Flávio Maia (mediador), Rita Freire,
Paulo Rogério e Pedro Rocha (Foto: RN)
Prosseguindo com a cobertura do Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação - ENeDC 2015, a segunda mesa de debate do dia foi sobre "Midias públicas, independentes e comunitárias no Nordeste".


Rita Freire, integrante do Conselho Curador da EBC, falou da importância o fortalecimento da mídia pública e o significado do retrocesso político pela medida adotada por iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em estabelecer indicações políticas para a direção da Agência Câmara.


Pedro Rocha, do Coletivo Nigéria, falou da experiência de atuação, de que maneira se sustentam e a parceria com a Agência Pública através da concessão de microbolsas para cobrir a pauta da distribuição de recursos hídricos no Eixão das Águas. Rocha falou ainda do longa metragem "Com Vandalismo", feito no calor das manifestações das jornadas de junho de 2013.


Paulo Rogério, do Correio Nagô e do Instituto Mídia Étnica, abriu sua participação falando da maneira como a mídia hegemônica retrata a sociedade brasileira: sudestina, heterossexual, branca, eurocêntrica e racista, excluindo a importância da participação da cultura negra na formação da cultura brasileira. Ele comentou ainda da dificuldade de se conseguir financiamento para a mídia alternativa.

O 1º ENeDC acontece na Universidade Católica de Pernambuco e segue até amanhã (14/03).

Nenhum comentário:

Postar um comentário