terça-feira, 31 de julho de 2012

Doação de planos de saúde a campanhas eleitorais cresce em 746,5%


O financiamento de candidaturas por planos de saúde aumentou em 746,5% desde as eleições de 2002, quando essas empresas destinaram 1,3 milhão de reais. Já nas últimas eleições, em 2010, o setor desembolsou 12 milhões.

   Em relação às eleições de 2006, em que repassaram 8,6 milhões de reais, houve um acréscimo de 37,2%. Os dados são do estudo “Representação política e interesses particulares na saúde: o caso do financiamento de campanhas eleitorais pelas empresas de planos de saúde no Brasil”.

   A pesquisa foi desenvolvida por Mário Scheffer, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e Lígia Bahia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O levantamento, feito a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que o gasto ajudou os planos de saúde a ampliarem seu espaço político em todas as esferas de governo.

   O apoio nas últimas eleições contribuiu para aumentar de 28 para 38 o número de deputados federais da chamada bancada da saúde suplementar. Foram eleitos ainda 26 deputados estaduais aliados ao setor. Os governadores mais favorecidos foram Geraldo Alckmin (PSDB-SP), 400 mil reais, e Sérgio Cabral (PMDB-RJ), com 170 mil.

   Os dois principais candidatos à presidência da República também receberam financiamento do setor. O Grupo Qualicorp doou 1 milhão de reias para a campanha da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) e metade deste valor para do candidato José Serra (PSDB).

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