sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ato em solidariedade a ocupação urbana leva 500 pessoas à periferia de São Gonçalo

por Rodrigo Barrenechea, da Redação

A Ocupação Zumbi dos Palmares conta ainda
com moradias em lona e sem água ou coleta de lixo
No fim da tarde de ontem (06), foi realizado um ato em solidariedade à Ocupação Zumbi dos Palmares, localizado no bairro de Santa Luzia, em São Gonçalo. A ocupação se localiza num terreno de propriedade de uma massa falida, que não o usa há cerca de 50 anos. Nele, cerca de 300 famílias já se organizam e constroem, ainda de maneira improvisada, suas moradias, mesmo sem serviços básicos como água ou coleta de lixo.

Todos os dias, como é costume nas ocupações urbanas, os moradores fazem uma assembleia. Mas ontem foi diferente. Sob risco de serem desalojados, os moradores e o MTST - que coordena a Ocupação - convocaram um ato de apoio à Zumbi dos Palmares. Contando com cerca de 500 pessoas, estiveram presentes estudantes, jornalistas e midiativistas, sindicalistas e trabalhadores tanto da cidade como de municípios vizinhos, como Niterói e Rio de Janeiro.


A Assembleia-Ato contou com cerca de 500 pessoas
e teve cobertura de diversos coletivos de mídia independente
Vieram prestar seu apoio parlamentares e lideranças como os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB) e Chico Alencar (PSOL), o deputado estadual eleito Flávio Serafini (PSOL), e o vereador em Niterói Henrique Vieira (PSOL), além dos ex-candidatos ao senado Pedro Rosa, a deputado estadual Josemar Carvalho (PSOL) e a governadora, Dayse Oliveira (PSTU). Mariah Casanova, diretora do Sindsprev-RJ, e Aderson Bussinger, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, também prestaram seu apoio.

O Programa Censura Livre, de quem a ANotA é parceiro, vai ter a Ocupação como tema neste sábado, com a participação de duas das lideranças da Zumbi dos Palmares.

Veja mais fotos aqui

Reportagem e fotos - Rodrigo Barrenechea, editor da ANotA

Nenhum comentário:

Postar um comentário