terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Maioria considera transporte público ruim em grandes cidades

   Divulgada na quinta-feira (19), a Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre mobilidade urbana indicou que 41% da população brasileira acha o serviço de transporte público ruim. Dos entrevistados, 30% consideram o serviço bom.

   Os dados são referentes a municípios com mais de 100 mil habitantes. Nos municípios menores, com menos de 20 mil habitantes, a percepção sobre o transporte público é melhor. Nesses casos, 39% da população avalia que o serviço de transporte coletivo é bom, enquanto que 27% considera ruim.

   A pesquisa faz parte da segunda edição da pesquisa de Mobilidade Urbana, que avaliou como os brasileiros se deslocam no país. Foram entrevistadas 3 mil e 781 pessoas em 212 municípios de todas as regiões do país entre os dias 8 e 29 de agosto de 2011.

   O estudo mostrou que a Região Sul é a que mais utiliza carro como o principal meio de transporte. Também apontou que quanto maior a renda salarial do usuário, menor é a utilização do transporte público.

   Recentemente, ocorreram manifestações em diversas capitais brasileiras devido aos reajustes das passagens de ônibus, anunciados logo no início do ano. A população reivindica que transporte coletivo seja um serviço público e não uma fonte de lucro para os empresários do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário