terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Trabalhadores da Construção Civil de Belém elegem nova diretoria do Sindicato

por Wellingta Macêdo, direto de Belém

Os operários e operárias do setor da Construção Civil de Belém (STICMB) elegeram nos dias 8 e 9 de janeiro, a nova diretoria do Sindicato que irá dirigir a entidade no período 2015/2018. Esta é uma das categorias mais fortes e combativas da capital paraense.  As eleições para o STICMB, que sempre foram disputadas ao longo dos anos, dessa vez tiveram apenas uma chapa inscrita.

A Chapa “É lutando que se conquista, seja contra Governos ou Patrões, é CSP-CONLUTAS”, recebeu 3.919 votos. As lutas que foram travadas ao longo dos anos, apoiadas por dirigentes da Central Sindical e Popular, que compunham a diretoria, fortaleceram os operários e operárias e foram a base para esta nova diretoria recém-eleita. A eleição aconteceu em clima de festa democrática e, em quase todas as obras da cidade, aconteceu votação com urnas fixas e itinerantes.

A Chapa vencedora conta com participação de membros da atual direção do sindicato e de novos militantes de base da categoria. Zé Gotinha, atual coordenador-geral, e Daniele Brito, a “Loura”, foram eleitos para coordenação geral, junto a mais 22 companheiros(as), que em 2015 serão a nova direção do STICMB. É importante destacar a participação das mulheres nesta eleição, tanto votando, como compondo a chapa. A luta das operárias da Construção Civil por classificação nos canteiros de obras é antiga e será uma das bandeiras de lutas esse ano, levantada pela diretoria recém-eleita.

O resultado final da eleição ficou assim: Chapa 1 obteve 3.919 votos; votos nulos foram 23; votos em branco 79, num total de 4.021 votos.  A gestão tem como plataforma de trabalho: eleição do Conselho de Base; realizar um novo Encontro de Mulheres; seguir na luta pela qualificação e classificação das mulheres; lutar contra o assédio moral; avançar na luta contra os acidentes de trabalho; conquista do Plano de Saúde; aumento no valor da Cesta Básica; conquista da PLR a cada seis meses. Ao final do resultado da eleição, trabalhadores e diretoria eleita fizeram uma grande festa em frente ao Sindicato.

*com informações da Assessoria de Comunicação do STICMB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário